Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

ENSP abre hoje a residência em Medicina de Família

A conferência de abertura da residência em Medicina de Família e Comunidade da ENSP, acontece hoje, dia 4 de março a partir das 13h no salão internacional e enfocará o tema Saúde da família: a oportunidade de ser com os outros. O evento, que iniciará as atividades de 2013, terá palestra de Julio Wong Un, doutor em Saúde Pública pela ENSP e professor adjunto do Instituto de Saúde da Comunidade da Universidade Federal Fluminense. Atualmente, ele coordena o grupo de trabalho de Educação Popular e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

Sobre o Programa de Residência Médica em Medicina de Família
Seu objetivo é proporcionar ao médico residente condições teóricas e práticas para desempenhar as ações de promoção à saúde e de uma atenção individual dentro dos princípios e da missão da Estratégia de Saúde da Família para a atenção básica de saúde. Ele é oferecido sob a forma de especialização, destinada a médicos e caracterizada por treinamento em serviço, em regime de tempo integral, com 60 horas semanais. O programa tem dois anos de duração, com 20% de atividades teóricas e teórico-práticas e mais 80% de atividades práticas de formação em serviço. As atividades teóricas são desenvolvidas nas dependências da ENSP, sendo acompanhadas por docentes e pesquisadores.
Essas atividades são estruturadas de forma a possibilitar a problematização da realidade por meio de orientações específicas, seminários, estudos de caso, aulas expositivas, clube de revista e outras formas de ensino. Já as atividades práticas de formação são feitas em serviço, sob a supervisão de preceptores, nas equipes de saúde da família do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria e na Clinica de Família Victor Valla.

Fonte site ENSP www.ensp.fiocruz.br

Rede APS

%d blogueiros gostam disto: