Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Mestrado Profissional em APS da ENSP: aula inaugural em 15/3

A aula inaugural da segunda turma do curso de Mestrado Profissional em Atenção Primária em Saúde da ENSP, com ênfase na Estratégia de Saúde da Família (ESF), receberá, no dia 15 de março, o professor da Universidade Federal do RJ (UFRJ), Emerson Mehry. Com o tema O cotidiano do trabalho e sua micropolítica: nossas implicações com o cuidado em foco, a aula será realizada às 13 horas, no salão internacional da ENSP. Esse curso de mestrado profissional integra o Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Escola – uma iniciativa acadêmica reconhecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).

Desenvolver competência para realizar ações de promoção da saúde; atuar na atenção à saúde da família; realizar a gestão do cuidado do indivíduo, da família e da comunidade; utilizar informações em saúde na ESF; e realizar atividades de educação em saúde no âmbito da ESF, como preceptoria, educação permanente, metodologias de ensino e aprendizagem. Esses são os principais objetivos da formação. O curso visa ainda formar profissionais que realizem ações de planejamento e avaliação na ESF e produzam conhecimento em serviços de saúde. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) do Rio de Janeiro, o curso é dirigido exclusivamente a profissionais de saúde que atuem na ESF e no apoio matricial às equipes de saúde da família no âmbito da SMSDC/RJ.

Sobre o palestrante

Emerson Merhy possui graduação e mestrado em Medicina (1973 e 1983, respectivamente), ambos pela Universidade de São Paulo, e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (1990). Atualmente, é professor aposentado da Universidade Estadual de Campinas, professor colaborador da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na pós-graduação em Clínica Médica, além de ser um dos coordenadores da Linha de Pesquisa Micropolítica do Trabalho e o Cuidado em Saúde. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Gestão e Planejamento em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho em saúde, medicina social, rede básica, gestão da mudança e gestão de processo de trabalho. Dedica-se à pesquisa sobre Micropolítica do trabalho e o cuidado em saúde.

Fone site da ENPS- www.ensp.fiocruz.br

Rede APS

%d blogueiros gostam disto: