Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Chamada para o lançamento da Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde 2022 que acontecerá dia 7 de abril, 17h

Com o objetivo de chamar a atenção para a importância de uma saúde, gratuita e universal, a Frente pela Vida, entidades científicas e sindicais, movimentos sociais e populares chamam toda a sociedade brasileira para construir a Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular de Saúde que ocorrerá no dia 5 de agosto de 2022.

 

No dia Mundial da Saúde, 7 de abril, a partir das 17h, acontece o lançamento da Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular de Saúde. O evento irá compor a programação da Semana da Saúde Pública Global, promovido pela Federação Mundial de Associações de Saúde Pública (WFPHA) e será transmitido pela TV Abrasco, com intérprete em português e espanhol, e também pelos canais do YouTube das entidades integrantes da Frente e outros canais de comunicação popular.

Durante a Semana da Saúde Pública Global, a WFPHA reúne instituições, comunidades e atores de saúde coletiva de todo o mundo para reconhecer as contribuições da saúde pública e sua força de trabalho. Este evento anual fomenta a discussão sobre as melhores práticas e avanços fundamentais para a prevenção de doenças e a promoção da saúde e bem-estar a nível global.

 

O debate de lançamento internacional da Conferência irá contar com a presença da presidente da Abrasco, Rosana Onocko, do vice-presidente da WFPHA, Luis Eugênio, do Dr. Miguel Lombrera (México) e Dr. Anulfo Lopes (República Dominicana).

 

A população acreditou na ciência e reconheceu a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) no enfrentamento da pandemia da Covid-19, mesmo descapitalizado pelo Teto de Gastos (Emenda Constitucional 95) e atacado por setores políticos e econômicos que entendem a saúde apenas como mercadoria. Nesse sentido, a Frente Pela Vida apresentou a proposta de organização de um grande encontro presencial entre os diversos movimentos ligados à luta pelo direito à saúde para agrupar bandeiras de luta: uma Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular de Saúde, a ser realizada em 5 de agosto. A Conferência Nacional Livre irá se somar ao processo preparatório da 17ª Conferência Nacional de Saúde, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que acontecerá em 2023.

Os principais eixos da Conferência [2], serão:

  • Saúde e democracia;
  • SUS participativo, descentralizado e gerido com base técnica e soberania popular;
  • Saúde e sustentabilidade do SUS;
  • Financiamento: SUS fortalecido e ampliado;
  • Um SUS melhor para cada brasileiro;
  • Saúde e desenvolvimento;
  • Saúde, inclusão social e gestão do trabalho;
  • Políticas de saúde para grupos populacionais vulnerabilizados.

Para o debate e divulgação do evento, a Frente pela Vida disponibilizará em seu site as artes de convocação, publicações e demais produtos na seção Baixe Materiais. Já é possível encontrar os seguintes documentos preparatórios: Eixos da Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular de Saúde [2], Tese 2021-2022 do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes)  [3], Fortalecer o SUS, em Defesa da Democracia e da Vida, da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) [4] e o Relatório da 16ª Conferência Nacional de Saúde [5].

Lançamento da Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde 
Dia e hora: 7 de abril, às 17 horas – Dia Mundial da Saúde
Transmissão: TV Abrasco e demais canais do YouTube das entidades
https://www.youtube.com/watch?v=1MPdYXqnaPE

REFERÊNCIAS

[1] FRENTE PELA VIDA. Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde 2022, 2022. Disponível em: <https://frentepelavida.org.br>. Acesso em: 4 abr. 2022.

[2] FRENTE PELA VIDA. Eixos da Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular de Saúde. Em defesa da vida, da democracia e do SUS. Frente pela Vida, 2022.11 p. Disponível em: <https://frentepelavida.org.br/#gallery-2>. Acesso em: 4 abr. 2022.

[3] FRENTE PELA VIDA. Tese 2021-2022 do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes). Cebes, 2022. 35 p. Disponível em: <https://frentepelavida.org.br/#gallery-3>. Acesso em: 4 abr. 2022.

[4] FRENTE PELA VIDA. Fortalecer o SUS, em Defesa da Democracia e da Vida. Abrasco, 2022. 21p. Disponível em: <https://frentepelavida.org.br/#gallery-4>. Acesso em: 4 abr. 2022.

[5] FRENTE PELA VIDA. Relatório da 16ª Conferência Nacional de Saúde. CNS, 2019. 256 p. Disponível em: <https://frentepelavida.org.br/#gallery-5>. Acesso em: 4 abr. 2022.

Rede APS

%d blogueiros gostam disto: