Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Oficina reúne gestoras estaduais para debater PICs

O encontro é iniciativa da Coordenação Geral de Áreas Técnicas do Departamento de Atenção Básica (CGAT/DAB/SAS) e contou, em sua abertura, com as presenças dos diretores do DAB, Eduardo Melo, e do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF/SCTIE), José Miguel do Nascimento Júnior.

Na ocasião, José Miguel ressaltou a importância das parcerias institucionais, entre departamentos do próprio Ministério da Saúde (MS), Anvisa e outros ministérios, para a consolidação das PICs. Segundo o diretor, há a perspectiva de que esse segmento se consolide cada vez mais. “O MS tem investido tanto do ponto de vista de financiamento, como de qualificação dos projetos”, afirmou.

Já Eduardo Melo destacou que a atenção básica está consolidada no Brasil e as PICs têm tido cada vez mais espaço e despertado interesse dos gestores estaduais e municipais. “Essa oficina é a grande oportunidade para saber o que cada estado anda fazendo e como outros que não implantaram a política de práticas integrativas podem começar”, colocou.

A Oficina também tem papel importante na aproximação da gestão federal e gestões estaduais, promovendo a articulação e mobilização entre os gestores estaduais da área de Práticas Integrativas e Complementares. Trata-se de oportunidade para discutir e implementar a inserção das PICs no SUS; fomentar o mapeamento da situação da implementação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares nas Secretarias Estaduais de Saúde e o diagnóstico das Práticas nos municípios de cada estado; além de discutir o papel dos estados na condução da PNPIC.

Fonte site DAB/MS – http://dab.saude.gov.br/portaldab/

Rede APS

%d blogueiros gostam disto: