Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Trabalho em equipe na atenção primária: a experiência de Portugal

AutoresMarize Barros de Souza,1 Paulo de Medeiros Rocha,2 Armando Brito de Sá3 e Severina Alice da Costa Uchoa2

Objetivo. Analisar o trabalho em equipe na atenção primária em saúde em Portugal.

Métodos. Foi realizada uma pesquisa avaliativa de abordagem qualitativa, com desenho de estudo de caso. Os dados foram obtidos por entrevista semiestruturada, observação direta e análise documental. Foram entrevistados gestores, profissionais e usuários de 11 unidades de saúde familiar (USF) portuguesas, totalizando 71 participantes. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo na interpretação das entrevistas.


Resultados. Cada equipe era constituída por médico, enfermeiro e funcionário adminis- trativo, atendendo entre 1 250 e 2 060 usuários. Uma característica marcante da experiência portuguesa foi a formação das equipes nas USF de forma voluntária, por meio de afinidades pessoais, com autonomia de composição. Observou-se nessas USF o desenvolvimento de “carteira básica de serviços” juntamente com intervenções de vigilância, promoção da saúde e prevenção de doença, cuidados em situação de doença aguda, acompanhamento clínico de doença crônica e de patologia múltipla, cuidados domiciliares, interligação e colaboração em rede com outros serviços (cuidados hospitalares). Foram relatadas dificuldades no atendimento domiciliar. A informatização era ampla nas USF. De acordo com os entrevistados, as mudan- ças advindas da implementação das USF foram maior acessibilidade dos usuários aos serviços, maior qualidade do cuidado prestado e trabalho em equipe com objetivos e metas, além da existência de um plano de ação.


Conclusões. Mesmo não tendo assumido um papel de coordenação da rede de cuidados, a atenção primária em saúde organizada a partir de equipes foi avaliada positivamente em Por- tugal, como promotora de maior acesso, continuidade e humanização dos serviços.

 

Leia artigo completo _Trabalhoemequipe

Rede APS

%d blogueiros gostam disto: