Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Estratégia Intersetorial de Prevenção e Controle da Obesidade: recomendações para Estados e Municípios

Desde 2011, a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN/DAB/SAS/MS) participa de um comitê intersetorial para discutir ações de Prevenção e Controle da Obesidade no âmbito da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN). Além dos ministérios da Câmara, fazem parte do Comitê, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) e a Organização Pan Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde.

A publicação do material intitulado: Estratégia Intersetorial de Prevenção e Controle da Obesidade:recomendações para Estados e Municípios é uma das ações resultantes do esforço articulado e intersetorial desse Comitê. A referida publicação reúne diversas ações do governo federal que contribuem para a redução da obesidade no país. Esperamos que os estados e municípios implementem com determinação as ações propostas.

Como desdobramento do Plano Nacional de Enfrentamento das Doenças Crônicas publicado pelo Ministério da Saúde em 2011 e da Estratégia Intersetorial de Prevenção e Controle da Obesidade, o Ministério da Saúde elaborou um instrutivo para apoiar Estados, Regionais de Saúde e Municípios na organização da Linha de Cuidado de Prevenção e Tratamento do sobrepeso e Obesidade.

E atenção, o prazo para habilitação dos hospitais para procedimentos de cirurgia bariátrica será prorrogado até outubro de 2014. A habilitação dos hospitais está vinculada à organização de linhas de cuidado e pactuação nas referidas CIRs ou CIBs.
Estratégia Intersetorial de Prevenção e Controle da Obesidade:recomendações para Estados e Municípios
Instrutivo para apoiar Estados, Regionais de Saúde e Municípios

Rede APS

%d blogueiros gostam disto: